As candidatas a Rainha da Festa da Vinha e do Vinho visitaram os produtores de vinho

Adega Cooperativa de Arruda Dos Vinhos

Depois de todos os candidatos frequentarem a Formação em “Enoturismo, Vinha e Vinho”, ministrada pela enóloga Rita Faria e a responsável de Enoturismo da Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos, Mónica Tavares, os candidatos do Externato João Alberto Faria a Mister da Festa da Vinha e do Vinho, Aníbal Carvalho e Pedro Gaspar, e as candidatas a Rainha da Festa da Vinha e do Vinho, Adriana Castro (Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos), Leonor Teixeira (Junta de Freguesia de Arranhó) e Tatiana Ferreira (Junta de Freguesia de S. Tiago dos Velhos), visitaram a loja e as instalações, onde ficaram a conhecer os vinhos e a vasta história da Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos.

Para mais informações sobre a Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos: enoturismo.pt/guia/adega-cooperativa-de-arruda-dos-vinhos

Casa do Remoinhal

A candidata da Junta de Freguesia de Cardosas a Rainha da Festa da Vinha e do Vinho, Inês Ricardo, visitou a produção da Casa do Remoinhal, com sede nesta freguesia. A ideia de reativar a “Casa do Remoinhal” teve início em 2013 com a plantação de pomares de figos da índia onde anteriormente estavam plantadas as vinhas, tendo-se registado, em 2019, a primeira vinificação artesanal desta nova geração.

Para mais informações sobre a Casa do Remoinhal: enoturismo.pt/guia/casa-do-remoinhal

Casal da Monteira

Os candidatos do Externato João Alberto Faria, Eric Nascimento, Joana Silva e Mariana Arruda, visitaram o Casal da Monteira e ficaram a conhecer este recente produtor que se localiza no Casal da Monteira e que deve o seu nome a esta localização. Próximo ao icónico Monte do Gigante, este produtor procura aliar a Estória e o Vinho com o saber fazer de antigamente.

Para mais informações sobre o Casal da Monteira: www.cm-arruda.pt/enoturismo-e-producao-de-vinho

Condado Portucalense

Os candidatos do Externato João Alberto Faria, Maria Caixinha e Pedro Gaspar, ficaram a conhecer as instalações do Condado Portucalense, em Arruda dos Vinhos.
A Condado Portucalense – Sociedade de Vinhos, Lda. é uma empresa portuguesa sediada em Arruda dos Vinhos, em plena Região de Vinhos de Lisboa, que desenvolve a sua atividade na produção e comercialização de vinhos.

Para mais informações sobre o Condado Portucalense: enoturismo.pt/guia/condado-portucalense-vinhos

Ezequiel Carvalho

Os candidatos do Externato João Alberto Faria, Ana Martins e Pedro Gaspar, visitaram a produção de Ezequiel Carvalho e descobriram esta vinha, em pleno contexto urbano, ficando a conhecer os vinhos e a história deste antigo produtor de vinhos arrudense.

Para mais informações sobre a produção de Ezequiel Carvalho: www.cm-arruda.pt/enoturismo-e-producao-de-vinho

Monte Bluna

Os candidatos do Externato João Alberto Faria, Ana Martins e Pedro Gaspar, visitaram a Monte Bluna e foram presenteados com a vista da Sala de Provas, que se localiza numas das suas vinhas.
A Monte Bluna iniciou o seu percurso em 2015 e o objetivo principal deste produtor é elevar a qualidade dos vinhos de Lisboa, contribuindo para a colocar entre as melhores e mais distintas regiões vinícolas do mundo.

Para mais informações sobre a Monte Bluna: enoturismo.pt/guia/monte-bluna

Quinta S. Sebastião

Os candidatos do Externato João Alberto Faria, Aníbal Carvalho e Leonor Frade, exploraram a Adega e a Loja da Quinta de S. Sebastião, na Multiwines. Aqui, os candidatos seguirão numa visita guiada e ficaram a conhecer os processos de produção e o vasto catálogo de vinhos que a Quinta de S. Sebastião disponibiliza.

Para mais informações sobre a Quinta de S. Sebastião: enoturismo.pt/guia/quinta-de-s-sebastiao

As candidatas a Rainha da Festa da Vinha e do Vinho convidam a visitar Arruda dos Vinhos

Miradouro da Giesteira

Os candidatos do Externato João Alberto Faria, Maria Caixinha e Pedro Gaspar, visitaram o Miradouro da Giesteira. Situado no lugar com o mesmo nome, este miradouro, a cerca de um quilómetro da vila, destaca-se pela vista que permite alcançar sobre o vale de Arruda dos Vinhos.

Visite Arruda dos Vinhos.

Parque e Circuito de Manutenção de Arranhó

A candidata da Junta de Freguesia de Arranhó, Leonor Teixeira, usufruiu da quietude do Parque e Circuito de Manutenção de Arranhó e colocou em leitura em dia com a recente publicação “Espólio de Irene Lisboa”, editada pelo Município de Arruda dos Vinhos e da autoria Luís Lyster Franco, que versa sobre o acervo da escritora e pedagoga natural desta freguesia.

Para adquirir a publicação e o merchandising do Município de Arruda dos Vinhos contacte o Posto de Turismo.

Visite Arruda dos Vinhos.

Forte do Cego

A candidata da Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos, Adriana Castro, visitou o Posto de Turismo e partiu à descoberta da região com os áudio-guias do Município de Arruda dos Vinhos, passando pelo Forte do Cego onde ficou a conhecer a história das invasões francesas neste território.

Visite o Circuito das Linhas de Torres de Arruda dos Vinhos.

Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT)

Faça como a Joana Silva e o Eric Nascimento, candidatos do Externato João Alberto Faria, e “Mude de destino onde mudámos o de Napoleão.”

O Centro de Interpretação das Linhas de Torres, situado no Centro Cultural do Morgado, recebeu, em 2011, uma Menção Honrosa para a melhor aplicação de gestão e multimédia, por parte da APOM – Associação Portuguesa de Museologia.

Visite o Circuito das Linhas de Torres de Arruda dos Vinhos.

Igreja Paroquial de S. Miguel Arcanjo de Cardosas

A candidata da freguesia de Cardosas, Inês Ricardo, visitou a Igreja Paroquial de São Miguel Arcanjo e o Cruzeiro de 1724. Aproveitou para dar um passeio nesta localidade e desfrutou do ar puro e da paisagem que, em dias de boa visibilidade vai até onde a vista alcança no Miradouro da freguesia.

Visite a Rota das Igrejas do Município de Arruda dos Vinhos.

Moinho de A-do-Mourão, S. Tiago dos Velhos

Tatiana Ferreira, candidata da Junta de Freguesia de S. Tiago dos Velhos, explorou a região onde a paisagem, a diversidade e os miradouros naturais são alguns dos atrativos locais. Agendou uma visita ao Moinho de À-do-Mourão com a Junta de Freguesia de S. Tiago dos Velhos e ficou a conhecer mais sobre estes importantes engenhos.

Visite Arruda dos Vinhos.

Palácio do Morgado – Centro Cultural do Morgado

A Mariana Arruda e o Duarte Machado, candidatos do Externato João Alberto Faria, exploraram o Circuito do Azulejo, no Palácio do Morgado, onde ficaram a conhecer o acervo do azulejar do século XVIII do jardim, Capela e Interior do palacete, atualmente Biblioteca Municipal Irene Lisboa.

Visite o Circuito do Azulejo do Município de Arruda dos Vinhos.

Percurso Pedestre “Por Serras De Al-Ruta” (Pr1)

A Leonor Frade e o Aníbal Carvalho, candidatos do Externato João Alberto Faria, visitaram o Posto de Turismo e informaram-se sobre o Percurso Pedestre “Por Serras de Al-Ruta” – PR1.

Siga o conselho destes candidatos e seguindo o trilho poderá visitar vários pontos de interesse durante este percurso pedestre como o Chafariz Pombalino, o Forte do Cego, o Forte da Carvalha ou a Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos.

Visite Arruda dos Vinhos.

Galeria Municipal – Centro Cultural do Morgado

A Ana Martins e o Pedro Gaspar, candidatos do Externato João Alberto Faria, visitaram a Galeria Municipal, no Centro Cultural do Morgado, onde se encontra patente a exposição “Irene Lisboa – Impressão de um quotidiano” da Contraprova – Associação de Artistas Gravadores.

Visite Arruda dos Vinhos.